VOLTAR

Uso de gás natural não alivia mudança climática

OESP, Vida, p. A27
11 de Set de 2011

Uso de gás natural não alivia mudança climática

O carvão emite mais dióxido de carbono (CO2) que o gás natural. Porém, a substituição de um pelo outro não reduzirá significantemente os efeitos das mudanças climáticas, segundo novo estudo.
Isso porque ao queimar o carvão são emitidos, além de gases-estufa, sulfatos e outras partículas que bloqueiam os raios do sol e ajudam a esfriar a Terra, diz a pesquisa que será publicada no periódico Climate Change Letters em outubro. Utilizar mais gás natural como combustível poderia também produzir vazamentos de metano, gás-estufa mais poderoso que o CO2.
"Levaria muitas décadas antes de reduzir o aquecimento global", afirmou Tom Wigley, pesquisador da Universidade de Adelaide, na Austrália.
Já o Centro para o Progresso Americano caracterizou o gás natural como um "combustível ponte", que poderia facilitar a mudança para uma energia mais verde nos Estados Unidos. E afirma que uma transição com caminhões e ônibus usando gás natural poderia reduzir o uso de petróleo em pelo menos 1,2 milhão de barris por dia até 2035, se passasse uma legislação para incentivar a transformação.

OESP, 11/09/2011, Vida, p. A27

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,planeta,771051,0.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.