VOLTAR

Urna será resguardada em área indígena por 50 anos

Diário de Cuiabá
17 de Abr de 2008

Dois Postos de Saúde e uma escola serão inaugurados pelo governador do Estado, Blairo Maggi, amanhã, Dia do Índio. O Governo ainda irá homenagear cinco líderes indígenas com a honraria de comendador. Uma urna será enterrada com fragmentos de nosso tempo, ou seja, fotografias, jornais do dia, documentos, entre outros.

Após uma coletiva com a imprensa, que acontecerá durante o café da manhã na fazenda Tucunaré, no município de Sapezal (480 Km a Noroeste de Cuiabá), o Governo entrega a escola e um Posto de Saúde com toda sua infra-estrutura montada na aldeia Caititu. Logo após, segue para a aldeia Três Jacu, onde será inaugurado o outro Posto de Saúde. O governador visitará o Utiairiti, local onde será feita o hasteamento do pavilhão nacional e a homenagem aos líderes indígenas Aldalberto Nambikwara, Aritana Yawalapiti, João Arrezomãe, Megaron Txucarramãe e Raoni Txucarramãe. Eles receberão a comenda como reconhecimento do Estado pelo papel de integração que vêm desempenhando entre os povos indígenas e a sociedade não-índia.

Para comemorar o Dia do Índio, um totem foi construído pela etnia Pareci, que será fixado também no Utiairiti. O monumento marcará o ponto onde estará enterrado a urna com os registros de nosso tempo. Além da realidade não indígena, a urna terá um documento escrito pela cacique Pareci, Miriam Kazaizokairo. No texto ela aponta a realidade, o dia-a-dia, dos povos indígenas sobre sua própria ótica. Outro documento traz o histórico e a caracterização da fauna e flora do território Pareci, mostrando aos futuros habitantes do território, quais foram as transformações sofridas pelo tempo.

A urna, que teve levados em conta na sua construção a degradação do tempo, será aberta após cinqüenta anos. Preparados para a nova realidade, um aparelho DVD também está foi colocado na urna, já que várias mídias serão enterradas. Os índios farão apresentações de sua cultura para marcaram a comemoração do Dia do Índio.

No retorno a aldeia Três Jacu, uma partida de futebol de cabeça, esporte tradicional em várias etnias brasileiras, será disputada pelos Parecis. A programação completa será acompanhada por estudantes, por crianças participantes do Programa Erradicação do trabalho Infantil, e idosos integrantes do Clube da Melhor Idade. Já a solenidade do Utiairiti, com a entrega das comendas e o enterro da urna, será transmitida ao vivo pela Secom por meio da TV Assembléia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.