VOLTAR

Urna funerária de indígenas extintos é encontrada em fazenda na Bahia

G1 - www.g1.globo.com
27 de Jul de 2015

Bem arqueológico achado em Esplanada está sob guarda do Iphan. Segundo estudos, povos usavam material na realização de sepultamentos.

Uma urna funerária associada à cultura dos povos indígenas extintos Aratu foi encontrada em uma fazenda do município de Esplanada, nordeste da Bahia, e está sob guarda da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional na Bahia (Iphan-Ba). De acordo com arqueólogos do órgão, o achado do vasilhame, que tem 1,20 m de altura, permitirá o estudo da área de maneira mais aprofundada.

"Apesar de achados fortuitos serem recorrentes, essa é a última urna íntegra recolhida pelo Iphan-Ba nos últimos dez anos", informou o arqueólogo do órgão Luiz Viva. O bem arqueológico foi comunicado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Esplanada ao Iphan-Ba para reconhecimento após ser encontrado no povoado de Canabrava.

A estimativa do instituto é de que o tipo de vasilhame foi utilizado para sepultamentos indiretos, ou seja, quando o corpo é colocado em um recipiente antes de ser enterrado. Conforme a antropóloga do órgão Jeanne Dias, não é possível determinar a idade da urna. A cerâmica usada nela se assemelha ao tipo encontrado nas imediações da Baía de Aratu, aponta o Iphan

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/07/urna-funeraria-de-indigenas-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.