VOLTAR

Urna eletrônica é utilizada em eleição de cacique pela 1ª vez

TRE-SC - http://www.tre-sc.jus.br
17 de Abr de 2016

A eleição aconteceu neste domingo, 17 de abril, na Terra Indígena Toldo Chimbangue, no Oeste de Santa Catarina. Durante todo o dia, 250 indígenas compareceram para votar no futuro cacique da aldeia utilizando uma urna eletrônica.

O registro foi inédito. Segundo a chefe de cartório da 94ª Zona Eleitoral de Chapecó, Adriana Ferreira, os indígenas já estavam adaptados com a máquina, porque participam nos pleitos majoritários. Mas o interesse pela urna também para as votações internas da aldeia "comprova que a comunidade acredita na Justiça Eleitoral e na votação por urna eletrônica", afirmou a titular.

Esse também foi o posicionamento da FUNAI, Fundação Nacional dos Índios, que apostou na tecnologia para qualificar as eleições da aldeia. De acordo com o coordenador regional da Fundação, Cloves da Silva, essa primeira vez vai servir de modelo para as outras tribos do país.

A votação começou às 8h e encerrou às 16h. Assim que a porta da sessão foi fechada, a Justiça Eleitoral realizou a apuração, com o acompanhamento dos mesários, dos candidatos, da Funai e do Ministério Público Federal. Em menos de dez minutos, já havia o resultado: foram 162 votos para a Chapa 1 e 85 para a Chapa 2, saldo que reelegeu o cacique Idalino Fernandes.

Para o cacique eleito, a urna facilitou a votação. Na última eleição, os votos em papel tumultuaram o processo. "Dessa vez foi rápido e não teve confusão", comentou Idalino Fernandes.

A Justiça Eleitoral realiza cessão de urnas eletrônicas para eleições de entidades públicas organizadas e instituições de ensino desde 1996. O Tribunal prepara a urna, organiza o cadastro de eleitores, treina mesários, digitaliza e insere as fotos dos candidatos na urna, faz a totalização dos votos, entre outras ações. Na página oficial do TRE-SC estão as informações sobre o procedimento para solicitar o equipamento.

http://www.tre-sc.jus.br/site/imprensa/noticia/2016/04/urna-eletronica-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.