VOLTAR

Urihi esclarece sobre casos de suicídio entre os Yekuana

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
07 de Nov de 2003

A Organização Não-Governamental Urihi - Saúde Yanomami enviou nota de esclarecimento sobre matéria divulgada no dia 05 de novembro, intitulada "Encontro debate saúde indígena".

Segundo a entidade, até o momento não foi registrado caso de suicídio entre a etnia Yanomami, e sim na etnia Yekuana (Maiongong), que também é abrangida pelo Distrito Sanitário Yanomami.

Foram registrados seis suicídios entre jovens de 14 a 22 anos, sendo eles três do sexo masculino e três do sexo feminino, no período de janeiro de 2000 a outubro de 2003.

Dois morreram de enforcamente, um de 22 anos e outro de 15. Um índio de 15 anos se suicidou com tiro de espingarda. Três mulheres, uma de 14 e duas de 16 anos, se mataram tomando timbó, planta tóxica usada tradicionalmente pelos Yekuana em pescarias coletivas

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.