VOLTAR

Universitários participam do Projeto Rondon no interior do Estado

A Crítica (Campo Grande - MS) - www.acritica.net
24 de Jul de 2015

Estão sendo desenvolvidas atividades nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e cultura em comunidades de Ladário e Aldeia Limão Verde

Mais de 40 universitários de Campo Grande e Dourados escolheram transformar as férias de julho em oportunidade de auxílio social às comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano no interior de Mato Grosso do Sul. Eles começam as atividades do Projeto Rondon no município de Ladário e na Aldeia Limão Verde, localizada há 24 quilômetros de Aquidauana, com ações que envolvem as áreas de saúde, meio ambiente, educação e cultura.

Em Ladário os voluntários permanecem até o dia 07 de agosto. Além de atenderem à população com orientações de saúde, eles contribuem com atividades de cidadania e identificam soluções para melhorar a qualidade de vida das comunidades. Acadêmicos de Odontologia, por exemplo, realizarão palestras educativas e distribuirão panfletos com orientações sobre a importância da saúde bucal, explicações de diagnóstico precoce e prevenção do câncer de boca. "Com as crianças trabalharemos com explicações sobre cárie dentária, a maneira correta de escovar os dentes, faremos distribuição de escovas e desenvolveremos brincadeiras estimulando, de forma lúdica, o cuidado com a higiene bucal", explica a aluna do oitavo semestre de Odontologia na Anhanguera-Uniderp, Beatriz Rodrigues, 19 anos.

Usuários de próteses dentárias também serão beneficiados com atendimentos gratuitos. "Identificamos uma grande demanda nesse segmento e vamos repassar orientações sobre os cuidados de higienização e manutenção das próteses", explica Beatriz. A necessidade de acompanhamento periódico ao cirurgião dentista do município é outro reforço feito pelos acadêmicos.

Participando pela terceira vez do Projeto Rondon, a estudante da Anhanguera-Uniderp, Aemili Urias, 20 anos, avalia que a interação com a comunidade colabora para uma formação profissional mais humanizada. "O projeto nos proporciona aplicar os aprendizados obtidos em sala promovendo saúde fora da Universidade. A realidade da população carente do interior do Estado é diferente da Capital, o que resulta em uma nova experiência curricular e pessoal, ampliando nossa visão e conhecimento sobre as necessidades de melhoria na qualidade de vida dos sul-mato-grossenses", considera a acadêmica de Odontologia.

Além de Ladário, outro grupo com mais de 15 universitários está na Aldeia Limão Verde, habitada por cerca de 1.200 índios da etnia terena, na região de Aquidauana. Após a interação até 27 de julho com a comunidade, a proposta é criar alternativas com foco no potencial turístico, uma vez que a localidade apresenta riquezas naturais como caverna, a nascente do córrego João Dias, a igreja feita de pedra, o morro do desenho, entre outras.

Projeto Rondon - Executado em Mato Grosso do Sul pela Associação Estadual dos Rondonistas do Estado, o Projeto Rondon tem o objetivo de proporcionar o intercâmbio de universitários com a realidade multicultural e multirracial do Brasil, oferecendo oportunidades de contribuição para o desenvolvimento social e econômico das regiões mais carentes do país.

Para ampliar os resultados do projeto, a Presidente da Associação Estadual dos Rondonistas de Mato Grosso do Sul, professora Marilena Dias Barreto dos Reis, detectou a necessidade de aprimorar os serviços prestados à comunidade. "Nós atendíamos algumas necessidades básicas e emergentes das comunidades, mas ao regressarmos em uma nova missão seis meses depois, os problemas e dificuldades locais eram os mesmos trabalhados na missão anterior", ressalta.

Como caminho, a Organização buscou parcerias com a Uniderp e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a execução de um plano de ação continuada. "Se abraçados pelo poder público municipal, os diversos projetos sugeridos pelos acadêmicos vão permitir que os universitários passem a viajar em missões mensais para apoiar as prefeituras na implementação das propostas que visam solucionar as deficiências da região", revela a presidente Marilena.

Mais que contribuir para o desenvolvimento local, o Projeto Rondon proporciona aos estudantes vivências distintas daquelas de seus municípios de origem, refletindo em oportunidades de crescimento pessoal, em uma formação mais humana e no incremento da consciência de cidadania.

http://www.acritica.net/noticias/universitarios-participam-do-projeto-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.