VOLTAR

Universidade de Brasília abre inscrições de vestibular para indígenas nesta segunda

G1 g1.globo.com
30 de Jul de 2017

Estudantes que se declaram indígenas e querem ingressar na Universidade de Brasília (UnB) podem se inscrever em vestibular exclusivo para este público nesta segunda-feira (31). Segundo a UnB, a prova vai selecionar candidatos para 21 cursos (veja lista abaixo) nos campi da Asa Norte, Ceilândia e Planaltina.

As inscrições abrem às 10h e devem ser feitas pelo site do Cespe, onde os candidatos terão de preencher um formulário eletrônico. O prazo se encerra às 18h do dia 31 de agosto. Não há taxa de inscrição.

Ao todo, serão ofertadas 72 vagas para o primeiro e o segundo semestre de 2018. A prova está marcada para o dia 28 de outubro.

O vestibular específico responde a um acordo de cooperação firmado entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio (Funai) em 13 de novembro de 2015. A última prova para selecionar candidatos indígenas foi aplicada em 2013. No ano seguinte, a universidade cancelou o certame por questões administrativas.

Indígenas também estão incluídos nas cotas do vestibular realizado anualmente para o público geral. A Lei de Cotas (no 12.711) foi regulamentada em 2012 e define que metade das vagas sejam reservadas a estudantes de escolas públicas e pessoas pretas, pardas e indígenas, segundo definições do IBGE.

Na última edição, 21,1 mil estudantes concorreram a 2,1 mil vagas distribuídas em 98 cursos de graduação.

Candidatos

Segundo informações divulgadas pela Funai, os candidatos precisam ser indígenas e ter cursado ou estar cursando a maior parte do ensino médio em escola pública ou particular - desde que com bolsa de estudos. Pessoas que já tem curso superior não podem se inscrever neste vestibular.

Os documentos obrigatórios, como a declaração de residência e a de pertencimento étnico, devem ser enviados no mesmo período das inscrições.

As etapas da seleção compreendem provas de conhecimentos gerais - objetiva e de redação em Língua Portuguesa - e entrevista pessoal.

Cursos

Administração, Ciência Política, Ciências Sociais, Comunicação Organizacional, Direito (diurno e noturno), Enfermagem, Engenharia Florestal, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gestão do Agronegócio (diurno e noturno), Jornalismo, Licenciatura em Ciências Naturais (diurno e noturno), Medicina, Nutrição, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/universidade-de-brasilia-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.