VOLTAR

Unir promove seminário sobre educação indígena

Diário da Amazônia-Manaus-AM
18 de Mai de 2005

O Núcleo de Educação Indígena de Rondônia (Niero) inicia amanhã, no campus José Ribeiro Filho, da Unir, em Porto Velho, o seminário "A Universidade Indígena - Educação, Diversidade, Cidadania". A informação é da professora Francisca Pareci, da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena, órgão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC. Ela informa que um dos objetivos da promoção é "intensificar o diálogo intercultural entre professores indígenas, lideranças autóctones, comunidade acadêmica e entidades ligadas ao Neiro".
Um ritual indígena Karitiana vai iniciar o evento as 8 horas. Está marcada para as 9h30, a primeira atividade do encontro, com a apresentação, pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), do painel "Trajetória da Educação Escolar Indígena em Rondônia".
Os trabalhos do período serão concluídos com a mesa redonda "A Universidade que Queremos", a partir das 10 horas, sob a coordenação da Organização dos Professores Indígenas de Rondônia (Opiron). Após ritual interétnico que deverá começar às 14 horas, será apresentado o painel "Universidades Indígenas: Experiências no Brasil".
No dia 20, sob a coordenação dos professores Maria do Socorro Pimentel, Elias Januário, Ednaldo Bezerra, Cristóvão Abrantes, Arneide Cemin e Ari Ott, dar início à atividade, ás 8h45, será discutido o tema "A Universidade Indígena de Rondônia: Um Projeto".
A plenária para a apresentação dos trabalhos dos grupos, segundo a programação, vai começar as 14h20, após "Dinâmica/mística" prevista para as 14 horas.

Integram o Neiro - além da Unir, da Seduc e da Opiron - a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed). O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Coordenação da União das Nações e Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (Cumpir) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.