VOLTAR

Unir debate novas propostas para inclusão ao ensino superior em Rondônia

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/
08 de Jun de 2010

PORTO VELHO - A inclusão social através de cotas para negros, índios e populações tradicionais é tema de debate na Universidade Federal de Rondônia. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para o ingresso nas faculdades também são questionadas.

O encontro contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. A universidade colocou em pauta o preenchimento de todas as vagas da instituição com base nas notas do Enem. Atualmente, apenas 10% são disponíveis por esse processo.

De acordo com o pró-reitor de Cultura e Extensão da Unir, Ricardo Gilson, a Universidade tem como proposta possuir 50 turmas. Destas, 10 seriam destinadas a alunos de escolas públicas, duas para indígenas e duas para as populações tradicionais (agricultores, pescadores, ribeirinhos, seringueiros e extrativistas).

O vice-presidente do Conselho Municipal dos Negros, Antônio Raimundo da Silva, explicou que não basta promover o acesso ao ensino superior, mas também é necessário investir na manutenção do universitário no curso. O representante dos índios, Antenor Karitiana, aprovou a idéia.

Outras reuniões deverão acontecer ainda este mês para discutir e confirmar a validação da proposta no vestibular do próximo ano.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=106616

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.