VOLTAR

"Unidos por nossas florestas" Cúpula da Amazônia se despede de Belém

Rádios EBC - https://radios.ebc.com.br/node/124360
10 de Ago de 2023

"Unidos por nossas florestas" Cúpula da Amazônia se despede de Belém
Entidades ambientalistas criticam o documento final do evento pela falta de metas ou prazos para zerar o desmatamento

Viva Maria
No AR em 10/08/2023 - 09:11

Oi, oi gente amiga da natureza! Nesta edição nosso programa se sente muito próximo aos ideais que nortearam o documento final da Declaração de Belém divulgado ontem no encerramento desse evento que nos últimos dias reuniu os oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) na Cúpula da Amazônia!

" Unidos por nossas florestas!" Esse o pacto firmado por escrito nos 113 objetivos e princípios contidos na Carta de Belém, também chamada de Declaração! Assim que o documento foi divulgado à imprensa várias entidades criticaram alguns pontos importantes que não foram devidamente expressos na Declaração de Belém.

Em matéria publicada ontem pela Agência Brasil, a repórter Sabrina Craide , ouviu várias ONGs ambientalistas. Dentre elas o WWF,que apesar de reconhecer a importância da declaração como um momento político em prol da Amazônia, a falta de um consenso entre os países amazônicos sobre o fim do desmatamento na região. "Os presidentes decidiram criar uma Aliança Amazônica de Combate ao Desmatamento, mas não concordaram com uma meta unificada, o que é crucial para evitar o ponto de não retorno".

Já a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) destacou a ausência de menções na declaração sobre os povos quilombolas que vivem na Amazônia.

Segundo o coordenador executivo da Conaq, Biko Rodrigues, no bioma amazônico brasileiro há aproximadamente 3 mil comunidades quilombolas, que também estão presentes com outros nomes nos países vizinhos da Bacia Amazônica.

"Um documento com uma dimensão tão grande como esse não levar em consideração a importância das comunidades quilombolas e afro rurais para a preservação desse bioma acaba sendo um documento que não retrata de fato a vida deste bioma". disse Biko Rodrigues

E em meio a essas e tantas outras vozes ouvidas pela repórter Sabrina Craide, da Agência Brasil, Viva Maria fez questão de ouvir a ambientalista Adriana Ramos do Instituto Socioambiental- ISA. Na correria para não perder o voo, chegamos a tempo de gravar uma rápida avaliação que ela fez sobre a Cúpula da Amazônia.

À luz da construção de uma agenda comum, ao fim do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou sobre a Declaração de Belém

"A Declaração de Belém e o comunicado conjunto que adotamos nestes dois dias de Cúpula são um passo na construção de uma agenda comum com os países em desenvolvimento com florestas tropicais. E vão pavimentar nosso caminho até a COP 30, quando estaremos de volta aqui em Belém", disse o presidente.

Criado em 10/08/2023 - 09:11

https://radios.ebc.com.br/node/124360

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.