VOLTAR

Unidade de Saúde de Canarana nega atendimento a duas crianças indígenas da Aldeia Marãiwatséde

Água Boa News - http://www.aguaboanews.com.br/
11 de Abr de 2012

Na manhã de segunda - feira (09.04) uma técnica de enfermagem que trabalha em atendimento a saúde indígena da aldeia Marãiwatséde procurou atendimento para duas crianças sendo Junha Peri´õ de 02 anos Israel Rogério Tserewawa de 12 anos na cidade Canarana que fica cerca de 250 km da aldeia. Ao chegar à Unidade Mista de Atendimento do município foi negado o atendimento por que são pacientes de outro município. Os atendentes recusaram receber os pacientes, dizendo que de outros municípios só são atendidos em caso de urgência e emergência.

Segundo técnica de enfermagem Lúcia de Oliveira Nunes que presta serviços a Secretaria de Saúde Indígena que acompanhava os indígenas a razão principal de terem procurado Canarana é por que sempre foram atendidos naquela unidade e também por que devido à criança Israel já ser paciente da Draª Cláudia uma médica de muita confiança da comunidade indígena. "Queríamos que a Drª Cláudia fizesse uma avaliação, pois já era paciente dela e ela se prontificou em realizar os atendimentos mais foi impedida, segundo as atendentes por ordem do secretario de saúde Fábio Farias". A técnica Lúcia exigiu que só sairia na frente da Unidade depois que recebesse um documento do secretário...

Segundo informações apuradas por Água Boa News houve discussão entre aspartes "se nós atendermos a despesa vai para nossa conta é ordem do Fábio". Em seguida foi solicitada a saída da frente da Unidade. "Sai daqui da frente com os seus índios". A ficha que já estava pronta foi rasgada e jogada no lixo. Os pacientes nem sequer foram recebidos pela unidade. Israel já estava fora do veículo na cadeira de rodas. Depois da rejeição ao atendimento, mesmo diante da suposta gravidade do quadro de saúde das crianças a equipe composta pela tecnica de enfermagem. o motorista e as duas mães não teviveram alternativa a não ser arriscar pela vida dos pacientes e conduzirem por mais 100 km de rodovia esburacada para o Hospital Regional de Água Boa.

Em Água Boa depois de atendidos foram diagnosticados que Israel está com ANEURITE AGUDA, que é uma doença degenerativa que atrofia os músculos e o paciente perde a força, haja vista que a criança ficou doente e não conseguiu mais andar. A outra criança Junha foi diagnosticada pneumonia dupla. Ambos ainda permanecem internados e Israel aguarda para hoje transfusão de sangue.

Nesta manhã de quarta-feira (11.04) falamos com a responsável pela unidade Mista Srª Lorena através do seu celular, a mesma explicou os motivos do não atendimento aos indígenas de outros municípios. "Eles tem que procurar a Unidade de saúde de seu município (neste caso em questão Bom Jesus do Araguaia) os índios vêm até com mais de um acompanhante e depois que ganham alta muitas vezes ficam dias esperando veículo para levar de volta para a aldeia e isso onera muito o município". Lorena também disse que realmente só atende de outras localidades em caso de urgência e emergência e sobre o caso desta reportagem ela não quis precisar se não foram avaliados. "Não estou na Unidade agora, não posso dizer se foram atendidos ou não". A reportagem aguarda a resposta.

Em contato por telefone com a aldeia Marãiwatséde para falar com o cacique Damião Paradzane fomos informados ele está para Alto Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia, os dois município onde está situada a terra indígena, para buscar solução para os atendimentos a saúde indígena da comunidade.

Ver documento emitido pela secretária de saúde de Canarana.

http://www.aguaboanews.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.