VOLTAR

Unesco adiciona ritual indígena brasileiro em lista ameaçada

Jornal Pequeno - http://www.jornalpequeno.com.br/
30 de nov de 2011

A Unesco classificou o ritual 'Yaokwa', dos índios enauenês-nauês, de Mato Grosso, como patrimônio imaterial que precisa de ações urgentes para a proteção. Segundo o órgão da ONU, os elementos que compõem o ritual amazônico estão inseridos em um ecossistema frágil, cuja continuidade depende da preservação do ambiente.

A cerimônia se repete anualmente de dezembro a junho e envolve expedições para pesca, danças, ofertas de alimentos e músicas, como forma de apaziguar a ira dos espíritos.

Segundo o Instituto Socioambiental, desde 2000 a organização social dos enauenês-nauês, que vivem no vale do rio Juruena, noroeste do Estado, está ameaçada pelo projeto de construção de 11 pequenas centrais hidrelétricas.

http://www.jornalpequeno.com.br/2011/11/30/unesco-adiciona-ritual-indig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.