VOLTAR

A uma semana da conferência, 78% desconhecem a Rio+20

OESP, Vida, p. A21
07 de Jun de 2012

A uma semana da conferência, 78% desconhecem a Rio+20
Levantamento com 2 mil entrevistados mostra que meio ambiente ocupa só o 6o lugar na lista de prioridades do brasileiro

ANTONIO PITA / RIO

Um estudo divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente na manhã de ontem revelou que 78% da população desconhece a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A pesquisa "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável" ouviu mais de 2 mil pessoas em todo o País. O levantamento também indicou que o meio ambiente é apenas o sexto problema do Brasil, apontado por 13% dos entrevistados. A saúde (81%) é a maior preocupação, seguida da violência (65%) e do desemprego (34%).
Mesmo com os baixos índices, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira destacou que houve melhora. Na Eco-92, quando foi realizada a primeira pesquisa, apenas 6% dos brasileiros conheciam o evento. Hoje, são 22%. " Falando de Brasil, esse índice não é baixo: representa 40 milhões de pessoas", afirmou.
De acordo com o novo levantamento, os brasileiros também desconhecem os conceitos discutidos no evento. A noção de consumo sustentável é ignorada por 66% do público e o desenvolvimento sustentável, por 55%.
"É preocupante que a população não conheça. Se ela não assume sua responsabilidade cidadã, nós efetivamente não vamos conseguir alterar o padrão em que a gente vive", afirmou Moema Miranda, uma das organizadoras da Cúpula dos Povos.
Ambiente. Além da percepção sobre a Rio+20, a pesquisa também questionou hábitos a questões ambientais, consumo, separação e reciclagem do lixo. O estudo indicou que 51% da população aceitaria pagar pela preservação da floresta Amazônica e as belezas naturais são apontadas como o principal motivo de orgulho do brasileiro, com 28%.
Por outro lado, mais da metade (52%) dos entrevistados não separa o lixo e 58% não costumam levar sacola retornável ao supermercado. Dentre os problemas identificados pelo público, o desmatamento é considerado o mais grave (67%). A poluição dos rios e lagoas (47%) e do ar (36%), o volume do lixo (28%) e o desperdício de água (10%) também foram citados.
A responsabilidade, segundo os entrevistados, é dos governos estadual, municipal e federal, respectivamente. A responsabilidade individual ocupa apenas a quarta colocação, indicada por 46% do público.

OESP, 07/06/2012, Vida, p. A21

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-uma-semana-da-conferencia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.