VOLTAR

Um peixe de 350 milhoes de anos. No Brasil

OESP, Geral, p.A12
18 de Jun de 2004

Um peixe de 350 milhões de anos. No Brasil
O pesquisador Jules Soto, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, e seu colega Carolus Vooren, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), descobriram uma nova espécie de quimera, peixe cartilaginoso do mesmo grupo das raias e dos tubarões. A descoberta, que será publicada este mês na revista Zootaxa (www.mapress.com/ zootaxa), foi inesperada, segundo Soto. "Achava que era uma espécie nunca descrita no Brasil, mas não que fosse nova para o mundo", diz ele.
O peixe primitivo, que existe há 350 milhões de anos, foi visto pela primeira vez por Soto em fotos tiradas por alunos que fiscalizavam a pesca feita por barcos estrangeiros na costa brasileira em 2001. "Olhei a foto e vi que era uma quimera muito diferente das outras", comenta.
Batizada de Hydrolagus matallanasi, em homenagem ao especialista em peixes espanhol Jesus Matallanas, a espécie, endêmica do Brasil, de acordo com Soto, tem de 30 a 40 cm de comprimento e vive em profundidades entre 450 e 700 metros. A importância não está, no entanto, só no fato de ela ser uma espécie nova. "Ela preenche uma lacuna importante para o entendimento da evolução desse grupo" afirma Soto.
No total foram capturados 21 exemplares da espécie. Todos estão no Museu Oceanográfico da Univali, do qual Soto é curador.

OESP, 18/06/2004, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.