VOLTAR

Último fazendeiro deixa reserva indígena de São Marcos-RR

Folha de Boa Vista-RR
18 de Abr de 2002

A comunidade indígena de São Marcos anunciou ontem que terá um motivo a mais para comemorar o Dia do Índio devido à saída do último fazendeiro que ocupava parte da terra já demarcada e homologada. Ao todo, a área de São Marcos tinha 109 fazendeiros. Desde 1997 que as populações indígenas daquela área tentam conseguir a retirada de todos eles.
Nessa época, as lideranças indígenas começaram a negociar com a Eletronorte a indenização dos fazendeiros, colocando como contrapartida a autorização dos índios para instalar as torres do Linhão de Guri dentro da área demarcada.
Só um ano depois foi assinado um termo de compromisso entre a Funai e a Eletronorte para que os fazendeiros fossem indenizados. A partir de 1999 as primeiras indenizações foram sendo pagas, e anteontem o fazendeiro Odair Carneiro foi o último a desocupar a área.
As lideranças indígenas ainda dizem estar preocupadas com parte das terras de São Marcos devido ao crescimento da cidade de Pacaraima. Segundo o tuxaua Manoel Silva dos Santos, está ocorrendo devastação do meio ambiente, principalmente na área onde está o Morro do Quiabo, que é um bairro em Pacaraima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.