VOLTAR

Uiramutã abre hoje oficina sobre educação indígena

Folha de Boa Vista-RR
26 de Set de 2001

A I Oficina de Educação Indígena de Uiramutã começa hoje, a partir das 9 horas, na sede do município. O encontro tem como objetivo discutir a implantação da primeira escola indígena municipal e promover a integração entre as escolas municipais e estaduais. O evento se estenderá até o dia 29.
Os temas a serem discutidos são: as Leis de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem.
O assessor de educação de Uiramutã, Jesus Vieira, disse que será uma forma de buscar um intercâmbio e envolver os segmentos da educação. "Pretendemos aprimorar a prática pedagógica e oferecer aos povos indígenas um ensino diferenciado, a fim de resgatar o que foi perdido na cultura indígena", afirmou.
Vieira complementou dizendo que a Prefeitura quer resgatar os costumes indígenas, principalmente a língua materna e o artesanato. Por isso os professores escolhidos para lecionar são na maioria indígenas, facilitando a comunicação entre professores e alunos.
"Nossa preocupação é com aquelas comunidades que se recusam a falar a língua materna. Com a implantação da escola, iremos mostrar a importância da cultura indígena a esses povos", frisou.
Irão participar do encontro as comunidades do Caju, Caraparu III e IV, Flechal, Maracanã I, Ticoça, Monte Muriá I e II, Urinduque, Socó, Nova Vida, Santa Luzia, Flechalzinho e Taboca.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.