VOLTAR

UFRR abrirá vagas aos professores índios

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: LEANDRO FREITAS
15 de Out de 2002

Indígenas de todas as etnias assistiram a apresentação do projeto na UFRR

Aproximadamente 250 professores indígenas de todas as etnias do Estado estiveram presentes para conhecer o projeto de ensino superior indígena, apresentado ontem no auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O projeto foi desenvolvido durante um ano pelo núcleo Insikiran atendendo a uma determinação do Plano Nacional de Educação.
A apresentação aconteceu no "3o Seminário de Formação Superior Indígena", que teve a colaboração da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir). Com esse projeto os professores indígenas serão formados em nível superior por meio do curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
No seminário foram apresentados os convênios firmados entre a Secretaria de Educação, UFRR e Fundação Nacional do Índio (Funai). O objetivo é a realização do vestibular, que conta com 60 vagas, e manutenção do curso.
CURSO - A Licenciatura Intercultural Indígena terá duração de cinco anos. Dois deles serão de formação comum, com abordagem em gestão escolar e preparação de material escolar. Nos últimos três anos o aluno terá que optar por três áreas de atuação. São elas: Ciências Sociais, Comunicação e Artes e Ciências da Natureza.
Segundo a coordenadora do Insikiran, Auxiliadora Melo, depois de formado o professor terá que atuar em uma das três áreas oferecidas pela licenciatura. Durante todo o curso, o aluno se desloca para a cidade duas vezes ao ano: uma nos meses de janeiro e fevereiro; e a outra em julho e agosto. No restante do ano, vai haver um acompanhamento nos centros regionais, localizados nas áreas indígenas.
PROVAS - As provas do vestibular especial serão realizadas em dezembro deste ano e as aulas terão início em janeiro próximo. Estão divididas em três etapas. Uma prova de redação em língua indígena e português. A segunda conta com uma entrevista, também nos dois idiomas. Essas duas etapas são eliminatórias.
Na fase classificatória será feita a análise curricular, por meio dos títulos adquiridos pelos professores. O valor de inscrição para o vestibular é de R$ 20,00.
Conforme Auxiliadora, depois de aprovado em todas as etapas, o aluno deverá apresentar uma declaração da Divisão de Educação Indígena ou da Secretaria Municipal de Educação indicando qual a comunidade indígena onde vai atuar.
Essa declaração representa um compromisso com a sociedade indígena. Acrescentou que essa medida se encaixa na documentação exigida no ato da matrícula.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.