VOLTAR

UFPA realiza I Semana do Calouro Indígena

UFPA - http://www.portal.ufpa.br/
Autor: Paloma Wilm
27 de Mar de 2012

Debates, palestras, sessões de pintura corporal e vendas de artesanato. Essas e outras atividades estarão na I Semana do Calouro Indígena 2012 promovida pela Universidade Federal do Pará. Com o tema Transpondo fronteiras: novos caminhos para o protagonismo indígena. A Semana ocorre nesta quarta, 28, e quinta-feira, 29. É o terceiro ano que a UFPA apresenta o Processo Seletivo Indígena, mas, ao longo desse tempo, nunca houve uma Semana do Calouro para recepcioná-los. São pessoas que deixaram suas comunidades e famílias para enfrentar o desafio de uma nova realidade e a vida acadêmica.

"Acredito que as relações étnicas são um dos pontos necessários para se desenvolver a compreensão entre nós. Assim, vejo a importância da Semana do Calouro Indígena como uma possibilidade de estender aos demais alunos indígenas e não indígenas a compreensão da cultura universitária, pautada na relação com a diversidade", afirma Leonardo Vito, bolsista da DAC/Proex.

Programação - A Semana será aberta nesta quarta-feira, às 9h, no Auditório Hailton Correa, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), com cânticos do povo Parkatêjê, seguidos por relatos indígenas. Pela parte da tarde, o povo Tembé fica encarregado dos cânticos, seguido por uma palestra de ensino superior para indígenas na UFPA: "Muitos avanços e conquistas, mas muito a fazer", coordenada por Edimar Fernandes. No dia 29, a programação acontece no auditório da Reitoria, às 9h, com uma abertura com cânticos do povo Tembé, seguida da palestra "E a UFPA, o que tem para nós?", coordenada por Almires Marins Machado.

Praticando a cultura - É importante destacar que esta Semana do Calouro terá um espaço para praticar a cultura indígena. Na quinta-feira, a partir das 15h, além dos cânticos com o povo Tembé, os participantes poderão fazer corridas com toras, participar de oficinas de pinturas corporais e, ainda, fazer apresentações e vendas de artesanatos.

Realização - A I Semana do Calouro Indígena é uma realização da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA) junto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e recebe apoio da Diretoria de Assistência e Integração (DAIE), da Diretoria de Apoio à Cultura (DAC), da Diretoria de Programas e Projetos (DPP) e dos Grupos GEPI WEB 2.0 e Inclusão Digital ILC.

Serviço:

I Semana do Calouro Indígena
Dia: 28/3
Hora: 9h
Local: Auditório Hailton Correa (ICJ)
Dia: 29/3
Hora: 9h
Local: Auditório da Reitoria

http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5752

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.