VOLTAR

UFMS apresenta projetos que beneficiam o Limão Verde

Aquidauana News - http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=160482
10 de Mar de 2010

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) recebeu na manhã desta terça-feira (09), em seu gabinete, a professora Miriam Aveiro - coordenadora geral da região Centro-Oeste das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, que apresentou projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para serem executados na Aldeia Limão Verde.

Acompanhada do professor de medicina veterinária da UFMS - Alfredo Sampaio, Miriam apresentou ao chefe do executivo aquidauanense três projetos que visam gerar trabalho e renda para a comunidade aquidauanense. Todos os projetos já foram estudados, tiveram o valor de sua implantação orçados e os benefícios que serão trazidos para a comunidade, especificados.

O primeiro visa a execução de um trabalho com a criação de frangos caipiras que atendam inicialmente 30 mulheres da aldeia. Segundo Alfredo, além da criação dos frangos as indígenas trabalhariam com o abate da carne. "O projeto já é executado em Naviraí. É certeza de sucesso", disse o professor.

Já o segundo projeto é voltado para a produção de iscas, especificamente de lambaris, associando a produção com o cultivo de hortas. "O alevino é colocado em um pequeno tanque com cerca de 1cm. Em um mês já está com a medida de 3 a 5 cm, ideal para ser comercializado, com uma lucratividade de 80 a 100%. Aquidauana não possui uma Casa de Iscas e essa é uma reclamação constante dos pescadores, gerará renda", destacou Miriam.

O prefeito Fauzi Suleiman destacou que seu governo tem procurado investir na agricultura familiar que é, hoje, uma das grandes potencialidades do município. "Gostaríamos de estender estes projetos para os nossos assentamentos, e que fosse desenvolvido pela universidade um projeto comum de agricultura tradicional para os municípios de Aquidauana, Anastácio e Dois Irmãos, que possuem uma realidade muito próxima", reiterou Fauzi.

Ao finalizar, Mirian disse às lideranças indígenas que acompanhavam a reunião, que o sucesso dos projetos depende da participação de todos. "A universidade dá o conhecimento, a prefeitura o apoio, mas quem executará o projeto é a comunidade, por isso, é extremamente importante a união de vocês", concluiu.
Além do prefeito Fauzi e dos representantes da UFMS, também participaram da reunião lideranças indígenas da Aldeia Limão Verde, dentre elas o cacique Antônio dos Santos, o vice cacique José Mauro e o chefe do Posto da Funai na aldeia - Reinaldo Lopes.

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

O projeto da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é um projeto de extensão universitária que presta serviços necessários para o início, desenvolvimento e reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de empreendimentos de economia solidária.

Para a execução destes projetos, as ITCP's recebem verbas repassadas gradualmente pela Financiadora de estudos de Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e também pela Fundação Banco do Brasil e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), que integram o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc).

A incubadora visa estimular a formação de empreendimentos de economia solidária no Estado de Mato Grosso do Sul, como forma de geração de trabalho e renda, desenvolvendo a prática autogestionária e o espírito empreendedor.

Fonte: ACS/Aquidauana

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.