VOLTAR

UFMG faz exposição sobre os Maxacali

Funai -Brasília-DF
11 de Mar de 2005

"Fragmentos de uma nação: o povo Maxacalí" é o nome da exposição que será aberta hoje (11/03) na Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo o, professor Fabrício Fernandino, diretor de Ação Cultural da UFMG e curador da mostra, a idéia foi recuperar fragmentos da memória de um povo. A exposição é parte do V Encontro Internacional de Performance, que discute as relações entre performance, raízes culturais e as práticas comunitárias dos índios.

Armamentos e utensílios indígenas dos Maxacali pertencentes ao acervo do Museu de História Natural da UFMG também estarão à mostra, reforçando o exemplo de resistência de uma cultura através de seus objetos. Os visitantes poderão observar a força dos Maxacalí que, a partir sua história, refaz o percurso da própria nação indígena brasileira.

A exposição, que fica aberta até 05 de abril, conta com obras de Frans Krajcberg, artista plástico que revela, na natureza devastada, a violência humana

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.