VOLTAR

UFMG editará 43 livros produzidos por professores indígenas

Centro de Comunicações da UFMG
30 de Abr de 2007

O Ministério da Educação (MEC) selecionou 43 projetos de livros indígenas, destinados a escolas das cinco regiões do País, nas quais estudam alunos de 33 povos, que serão editados pela UFMG. O MEC repassou R$700 mil à Universidade para a publicação das obras, escritas nas línguas maternas, em português ou bilíngües, e que atendem a dois princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - valorização da cultura de cada povo e oferta de materiais didáticos específicos e diferenciados.

No total, o MEC recebeu 66 projetos de livros, dos quais a Comissão Nacional de Apoio à Produção de Material Didático Indígena (Capema) selecionou 43 para publicação. Em 2006, o ministério financiou a produção de 36 livros, sete CDs e um DVD criados por indígenas. As obras selecionadas em 2006 chegaram às escolas na abertura do ano letivo de 2007.

Diversidade
História, geografia, ciências, lendas, relatos e calendário indígena fazem parte das 43 publicações. O povo uapixana, de Roraima, por exemplo, aprovou quatro obras que vão atender professores e alunos desde a pré-escola até o ensino médio. Os povos pancararu e trucá, de Pernambuco, fizeram projetos de literatura. Os mebengocres (caiapós), de Mato Grosso, receberão livros de alfabetização e de matemática em língua materna.

A maior parte dos livros, segundo Márcia Blanck, coordenadora do processo de seleção, foi elaborada pelos professores nos cursos de formação de nível médio e nas licenciaturas interculturais. As tiragens aprovadas variam de mil a dez mil exemplares, de acordo com o número de alunos registrados no censo escolar.

A Capema, com 16 membros, conta com representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, de organizações indígenas, universidades e organizações não-governamentais, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
(Com assessoria do MEC)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.