VOLTAR

UFMA realiza ações de saúde à comunidade indígena Kaapor no MA

G1- http://g1.globo.com
08 de Abr de 2016

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) irá realizar ações de saúde à comunidade indígena Kaapor, situada no município de Zé Doca, a 302 km de São Luís. A decisão foi motivada após uma reunião, em São Luís, entre a reitora da UFMA, Nair Portela, e os índios que procuraram a instituição a fim de solicitar intervenção pela melhoria da saúde dos índios, por meio de projetos de extensão.

A comunidade indígena apresentou à reitora os serviços que são prestados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena, (Disei), do Ministério da Saúde, que realiza ações de Atenção Básica de Saúde em parceria com os municípios, mediante convênio. A rede de atenção básica é composta por quatro equipes multidisciplinares de saúde indígena fixadas nos polos das cidades de Zé Doca, Amarante, Barra do Corda e Arame.

De acordo com os índios Kaapor atualmente na comunidade são realizados serviços de urgência e emergência, pediatria, psiquiatria e clínico geral e imunização. Além de exames laboratoriais simples, Raio X e obstetrícia simples, e cirurgias com parto cesáreo. Pequenas suturas e cirurgias odontológicas menores também são oferecidas aos indígenas.

Com base nas demandas da comunidade Kaapor, a UFMA realizou um levantamento de três ações primárias a serem estabelecidas nos próximos meses no polo base de Zé Doca, local onde os índios Kaapor se encontram, e decidiu estabelecer uma ação para diagnosticar as principais doenças da comunidade para poder planejar ações conjuntas com atividades educativas e preventivas voltadas para a área de saúde e do meio ambiente.

Aldeias Kaapor

Atualmente o polo de Zé Doca possui oito aldeias Kaapor e uma aldeia Guajá, totalizando nove aldeias que estão distribuídas entre cinco municípios. Possui em média uma população de 1.836 indígenas que falam 80% da língua nativa.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2016/04/ufma-realiza-acoes-de-s…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.