VOLTAR

Ufes recebe 2ª Feira Agro Mulheres Quilombolas de 3 a 6 de setembro

Século Diário http://seculodiario.com.br/public/jornal
Autor: Fernanda Couzemenco
31 de Ago de 2018

A II Feira Agro Mulheres Quilombolas - Rompendo o Silêncio das Retomadas Quilombolas do Sapê do Norte acontece de três a seis de setembro, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), na Cantina do Centro de Artes, em Vitória.

O objetivo é "expandir a força e o empoderamento das mulheres e das famílias das Retomadas Quilombolas do Sapê do Norte", afirma a organizadora, Joice Nascimento. "Queremos, como da primeira vez, dar visibilidade às famílias nas áreas de Retomada, que hoje vivem sem nenhuma política pública, nem do município nem do Estado", afirma.

A intenção é realizar três feiras por ano, beneficiando, diretamente, cerca de quinze famílias que levam seus produtos até a Capital, e, indiretamente, mais de duzentas famílias que vivem em seis Retomadas em Conceição da Barra, norte do Espírito Santo.

De terça a quinta-feira, a partir das 7h, a feira comercializará alimentos agroecológicos produzidos nas Retomadas, enquanto diversas oficinas serão ministradas por quilombolas, amigos e colaboradores do movimento: Nutrição, Cineclube, Teatro de Bonecos, Segurança Alimentar e Nutricional, Abayomi, Publicações autônomas, Bordado, Turbante, Plano Diretor Urbano (PDU), Brotos e Germinados.

À noite, a programação é preenchida com atividades culturais, como exibição de filmes com o CineQuilombo Sapê do Norte, Roda de Capoeira Volta ao Mundo e Roda de Conversa sobre a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA-ES).

A CSA capixaba teve seu lançamento em meados deste ano e está nos ajustes finais para começar a funcionar, a principio, já a partir de setembro, com entrega das cestas de alimentos em outubro, em pontos ainda a serem definidos.

Nos CSAs, os consumidores são na verdade coagricultores, pagando um valor mensal fixo para receber os alimentos produzidos pelas famílias. O CSA capixaba está sendo estruturados por coagricultores da Grande Vitória e produtores das Retomadas do Sapê do Norte. As inscrições estão abertas.

A II Feira Agro Mulheres Quilombolas é uma realização da Associação Quilombola de Produtores Rurais Córrego da Angélica e do Grupo Comunitário de Mulheres Quilombolas Coletivo em Ação, com apoio do CineQuilombo, da Federação dos Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase) e do Doce Quilombo, e colaboração da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e da Coordenação Estadual de Quilombos do Espírito Santo Zacimba Gaba.

http://seculodiario.com.br/public/jornal/materia/ufes-recebe-2a-feira-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.