VOLTAR

UFC pode ser a primeira universidade do país e ter uma Área de Interesse Ecológico

Ceará Agora - http://www.cearaagora.com.br
Autor: Marcelo Raulino
14 de Fev de 2015

A Universidade Federal do Ceará poderá ser a primeira instituição de ensino federal a ter uma a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Projeto neste sentido foi apresentado na Câmara Municipal de Fortaleza, pelo vereador João Alfredo, criando a ARIE da Matinha do Pici. O projeto está com sua tramitação paralisada desde 2011, mas agora recebeu o apoio do reitor da UFC, Jesualdo Farias.

O diagnóstico ambiental da área foi elaborado pelos próprios professores e estudantes da UFC, segundo o professor do Departamento de Geografia Jeovah Meireles. De acordo com Jesualdo, com a ARIE, a UFC poderá integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo realizar convênios com órgãos federais e obter recursos para a área, sem perder o domínio do terreno.

Para ele, o projeto é interessante para a UFC e não vê empecilho para que o Conselho Universitário conceda parecer favorável. De acordo com o reitor, após aprovada pelas instâncias necessárias, a Universidade irá pressionar a Câmara Municipal de Fortaleza pela votação da matéria.

A comissão técnica responsável pela proposta estava representada pelos professores Adryane Gorayeb (coordenadora da pós-graduação em Geografia), Simone da Silveira (diretora do Centro de Ciências), Jeovah Meireles e Marcelo Moro. O grupo, integrado também pelo vereador João Alfredo e assessores, conversou ainda com o procurador-geral da UFC, Paulo Antonio Albuquerque, que se mostrou favorável à criação da unidade de conservação.

O resquício de Mata do Tabuleiro, mais conhecida como "Matinha do Pici", está localizada dentro do campus da Universidade Federal do Ceará e conta com 82 hectares de vegetação nativa, localizada no entorno do Açude Santo Anastácio. Desta, 20 hectares pertencem à Mata do Pici.

O Estudo Técnico que fundamenta esse Projeto de Lei foi elaborado por um grupo de alunos e professores da Universidade. Segundo a pesquisa apresentada, a área seria um dos últimos refúgios dos remanescentes da fauna original de Fortaleza, além de estar, em grande parte, contida na Área de Preservação Permanente (APP) do açude Santo Anastácio.

http://www.cearaagora.com.br/site/2015/02/ufc-pode-ser-a-primeira-do-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.