VOLTAR

UEA dá início à quinta etapa de curso para 250 professores do Alto Solimões

Portal Amazônia - portalamazonia.globo.com
01 de Jul de 2008

MANAUS - Cultura e Arte é o tema central da quinta etapa do curso de Licenciatura para Professores Indígenas do Alto Solimões, que terá início no próximo sábado, dia 12 de julho.

O curso, ministrado por professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües (OGPTB), como nas etapas anteriores, continuará sendo realizado na Aldeia Filadélfia, no município de Benjamin Constant (distante 1.628 Km de Manaus).

Além de palestras proferidas por professores convidados e lideranças indígenas, realizações de oficinas pedagógicas e apresentações culturais, os alunos terão aulas Educação, Matemática, História, Geografia, Artes, Literatura, Antropologia, Língua Ticuna e Língua Cocama. Todas as disciplinas serão ministradas enfocando a temática.

Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas

Realizado por meio de convênio entre a UEA e o Ministério da Educação via Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), o curso é único ministrado em uma aldeia. Participam 250 alunos das etnias ticuna, cocama, caixana, cambeba e vitota.

O curso de Licenciatura para Professores Indígenas do Alto Solimões reforça o compromisso assumido pelo Governo do Estado (Lei 2.894 de 31/05/2004) quanto à formação superior da população indígena e visa atender à necessidade de profissionais capacitados e habilitados para o exercício da docência nas séries finais do Ensino Fundamental e Médio, em escolas indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.