VOLTAR

UE voltara a comprar transgenico

O Globo, Ciencia e Vida, p.36
20 de Mai de 2004

UE voltará a comprar transgênico

LONDRES. A União Européia (UE) pôs fim ontem a seis anos de moratória na concessão de licenças de comercialização de transgênicos ao dar um parecer favorável à compra de um novo alimento geneticamente modificado. Os países membros concordaram em liberar a importação do milho Bt-11, resistente a insetos e desenvolvido pela companhia suíça Syngenta, para ser vendido como pipoca doce em supermercados dos 25 países membros da UE.
— Este é um dia importante para o direito de escolha do consumidor — afirmou David Byrne, comissário de saúde e proteção ao consumidor da UE. — A chamada moratória terminou de fato.
A comercialização do Bt-11 foi autorizada por um período de dez anos. Ele é o primeiro de uma lista de mais de 30 alimentos geneticamente modificados que aguardam aprovação da UE. A decisão de liberar a comercialização foi tomada após meses de debates entre os membros da UE e se opõe à opinião de cerca de 70% dos consumidores europeus que se manifestaram contrários a alimentos geneticamente modificados.
— A Comissão Européia deveria representar os interesses dos cidadãos europeus e do meio ambiente, mas, neste caso, decidiu defender os agricultores americanos — criticou Eric Gall, do Greenpeace.
A liberação, de fato, deve agradar aos Estados Unidos, que vinham desafiado a posição do bloco sobre a questão na Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Globo, 20/05/2004, p. 36

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.