VOLTAR

Ubiratan lança projeto nas reservas indígenas

Agora MS - http://www.agorams.com.br/
24 de Jul de 2010

Na tarde desta sexta-feira, o Ubiratan Esporte Clube, tradicional agremiação esportiva de Dourados e de Mato Grosso do Sul tanto no futebol amador como na era do profissionalismo quando conquistou três títulos estaduais, sob a presidência de Joaquim Soares, lançou no campo da aldeia do Jaguapirú o projeto denominado "formando cidadão" para um grupo de 18 garotas indígenas que praticam o futebol de campo naquela comunidade.

No momento do lançamento do projeto, foram entregues chuteiras e conjuntos esportivos que levam a logomarca do "Leão da Fronteira" para as meninas que fazem parte, tanto da aldeia do Jaguapirú como da Bororó, esta última, uma das mais pobres e também violentas do Estado.

Luta contra o preconceito
Durante a entrega dos materiais esportivos, Jair Gabriel, 33 anos dos quais há cinco anos atuando como treinador de futebol feminino da reserva, disse que a iniciativa do Ubiratan vem em um momento de suma importância para que possa desenvolver um trabalho com o mínimo necessário, inclusive com uma de suas luta pessoal, que é o de acabar com o preconceito.

Jair Gabriel conta que possui em seu plantel 18 garotas com idade que vai de 16 a 28 anos atuando no futebol feminino, das quais dez delas não seriam indígenas, mais que fazem parte da comunidade, e que os treinamentos sempre acontecem de terça à sexta-feira no período da tarde. "Sempre realizamos jogos entre nos aqui na comunidade, no entanto, com esta parceira com o Ubiratan esperamos estender nossa área de apresentação, inclusive realizar jogos tanto em Dourados como em outras cidades da região", disse ele.

A professora de língua guarani e uma das atletas, Eliane Juca da Silva conta que pratica esporte desde quando criança, no entanto, no futebol de campo desde os 13 anos.

Questionada sobre a parceria com o Ubiratan, a professora disse que este é um momento especial e que espera que o projeto venha mesmo a ajudar com as meninas das aldeias do Jaguapirú e da Bororó. "Temos muitas garotas que adora jogar bola, porém o preconceito entre elas e os homens às vezes fazem com que elas se afastem do campo. Com este intercâmbio com certeza nossas garotas crescerão e já, já vamos encarar outras equipes de igual por igual" disse a professora agradecendo o investimento do Ubiratan no futebol feminino da reserva indígena douradense.

Indápolis
Além do projeto na reserva indígena, neste sábado ele será também lançado no Distrito de Indápolis, numa parceria entre o "Leão da Fronteira" e a tradicional equipe do Colonial Esporte Clube.

O lançamento do projeto "formando cidadão" de Indápolis será realizado hoje a partir das 8h30, no estádio Tácito Pace, e a parceria foi celebrada entre Joaquim Soares e Valdemar Soares de Lima, que preside a equipe da área rural.

Na programação de hoje consta que às 8h30 entram em campo Ubiratan e Colonial na categoria 97/98; depois a categoria 95/96 da escolinha do Adãozinho do Canaã I contra o Colonial; e posteriormente haverá o jogo feminino entre um misto da seleção das aldeias indígenas/Ubiratan e Colonial de Indápolis.

No lançamento do projeto, foi convidado o prefeito Ari Artuzi, vereadores, empresários, integrantes da imprensa que atuam na área esportiva e demais autoridades de Dourados para prestigiar esta festa esportiva.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=177905

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.