VOLTAR

TV Senado discute política indigenista no Brasil

Agência Senado
30 de Mai de 2008

O programa Salão Nobre, da TV Senado, terá como tema, neste fim de semana, a questão indígena brasileira. Entre os convidados do programa está o indigenista Sidney Possuelo, sobre políticas de proteção a tribos indígenas que vivem isoladas na Amazônia. Conhecido também como "o guardião dos invisíveis", Possuelo dedicou mais de 40 anos à defesa dos índios brasileiros. Em 2006, ele foi exonerado do cargo de diretor da Fundação Nacional do Índio (Funai) depois de contestar declarações do então presidente da fundação, Mércio Pereira Gomes. Gomes teria dito, na época, que os índios exigiam "terras demais".

Também participam do programa a advogada do Conselho Indigenista de Roraima e integrante da delegação brasileira no Fórum Permanente dos Povos Indígenas da ONU, Joênia Wapixana, e a jornalista Eliane Lucena, especializada em meio ambiente e questões indígenas. Salão Nobre vai ao ar sábado (31), às 16h30 e às 21h30, e domingo (1o), às 11h30 e 22h.

As novidades tecnológicas apresentadas na sétima edição da Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), serão o tema do programa Inclusão deste fim de semana. O evento, realizado em abril, em São Paulo, contou com a presença de parlamentares e de representantes da sociedade civil e de empresas públicas e privadas e possibilitou um debate sobre a inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho. Inclusão vai ao ar às 11h30 e às 22h de sábado e às 9h e às 17h de domingo.

O programa Espaço Cultural deste sábado exibe uma entrevista exclusiva com a sambista carioca Leci Brandão. Atuando na música desde 1960, Leci Brandão tornou-se, em 1970, a primeira mulher a entrar para a ala de compositores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. A compositora, que também é ligada ao sindicalismo, atualmente, dedica-se a crítica do carnaval carioca. Durante o programa, serão apresentadas músicas do seu DVD Canções Afirmativas.Espaço Cultural também será exibido no sábado às 24h e no domingo às 14h30.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.