VOLTAR

Tuxáwas de Roraima se reúnem para discutir problemas da região

Site da Funai
Autor: (Carmen Lustosa)
13 de Fev de 2003

Terminou no último sábado a Assembléia dos Tuxáwa (designação de "liderança" para os índios de Roraima), realizada na aldeia Pium, próxima à Boa Vista. Na ocasião, os líderes discutiram um programa de trabalho a respeito da proteção, demarcação e homologação das terras indígenas do estado. Além disso, foram propostas estratégias para denúncia de violência contra índios e a melhoria da educação e saúde indígena. Os debates também envolveram a conservação do meio ambiente e a sua relação com as terras indígenas, com destaque para as atividades de impacto negativo dentro de áreas indígenas - como garimpo e invasão urbana -, os efeitos e as possíveis medidas de controle e prevenção. Os Tuxawá se mostraram muito preocupados com os malefícios sociais e ecológicos decorrentes das invasões.

Estiveram presentes o presidente da Funai, Eduardo Aguiar de Almeida, representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), do Instituto Socioambiental e o Secretário Especial para Assuntos Indígenas do Ministério da Justiça, Nilmário Miranda.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.