VOLTAR

Tuxauas discutem questões indígenas em Uirmautã

Brasil Norte-Boa Vista -RR
23 de Set de 2001

A maioria dos participantes é formada por lideranças
que querem a demarcação das terras indígenas em ilhas
As comunidades indígenas do Estado estão realizando a I Conferência dos Tuxauas e Organizações Indígenas de Roraima, no município de Uiramutã.
O evento foi idealizado pela Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur), Associação Regional Indígena dos Rios Kinô, Cotingo e Monte Roraima (Arikom) e Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidcir).
Um dos organizadores do evento, tuxaua Amazonas, da comunidade Nova Vida, do Uiramutã, disse que o objetivo do evento é debater e identificar o futuro das comunidades indígenas em relação as políticas públicas (estatuto do índio, política partidária e outras).
Ele explicou também que serão discutidos temas como reforma agrária nas comunidades, o papel do tuxaua e a sua participação nas organizações indígenas, demarcação de terras, saúde, educação, redes viárias e projetos de desenvolvimento sustentável com a participação de técnicos.
Estão participando do encontro as etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang, Ingaricó, Jaricuna, Patamona, Yanomamy, Yecuana, Sanuma, Xiriana, Xirixiana, Way-way, Xavante, Kaiapó e Terena.
O tuxaua Amazonas informou que as lideranças e convidados chegaram à comunidade do Contão na sexta-feira (21), onde foram acomodados. A abertura oficial do evento, aconteceu ontem (22), às 8 horas.
Inicialmente foram formados os grupos de trabalho e iniciadas as discussões sobre os variados temas. Ao final da tarde de ontem foram apresentados os resumos das propostas de cada grupo e avaliação da Conferência.
Hoje acontecerá apresentação das propostas de cada grupo para votação e no período da tarde as propostas aprovadas serão apresentadas aos técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Governo de Roraima para analise e parecer técnico.
Continuando a programação acontecerá a escolha dos coordenadores regionais e tuxaua geral. Acontecerá ainda a escolha dos líderes que acompanharão os projetos em Brasília.
O encerramento da Conferência está previsto para às 16 horas, com pronunciamentos. Às 19h30 acontecerá um jantar e às 20h30 apresentação das tradições indígenas de Roraima.
O evento foi patrocinado pelo Governo de Roraima e Prefeituras Municipais de Uiramutã, Normandia, Pacaraima, Cantá, Bonfim, Alto Alegre e Amajari, com apoio do 7o Batalhão de Infantaria e Selva e Bloco Ação Parlamentar.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.