VOLTAR

Tuxaua é esfaqueado gravemente

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
19 de Fev de 2003

Uma briga entre indígenas na maloca do Bismarque, ontem à tarde, no município de Normandia, terminou com o esfaqueamento do tuxaua Dionísio Jesus Cruz, 48, que foi atingido com quatro facadas no pescoço, ombro e tórax. Levado às pressas ao hospital do município, ele está em estado grave e ainda hoje deve chegar ao hospital de Boa Vista.

Acusado pela tentativa de assassinato, o índio Valdir Pereira da Silva, 24, foi seguro pelos outros índios da maloca e entregue para o delegado da Polícia Civil em Normandia, Ruber Ivo, que o autuou em flagrante.

Segundo o delegado, a tentativa de assassinato aconteceu depois de uma discussão entre a vítima e o acusado, que queria receber parte de uma plantação de milho, pertencente a outro índio, conhecido por Arli.

Conforme as investigações, os índios haviam feito uma plantação de milho, que seria divido entre eles. Na tentativa de receber a parte do colega, Valdir foi à procura do tuxaua e insistia que o mesmo entregasse o dinheiro para ele. Como o tuxaua Dionísio se negou, alegando que não tinha autorização de Arli, o acusado se revoltou e passou a discutir.

Armado com uma faca, Valdir avançou sobre o tuxaua e o esfaqueou. Dionísio ainda tentou reagir, mas não teve forças e acabou atingido por quatro facadas. O crime revoltou os outros indígenas, que não se intimidaram e seguraram o acusado até a chegada dos policiais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.