VOLTAR

Turismo com o povo Yawanawa: embarque na aventura

Página 20
Autor: Andréa Zílio
12 de Jul de 2007

Maior festival indígena do Acre, o Yawa é o novo roteiro turístico.

Há seis anos o povo Yawanawa decidiu criar o Festival Yawa com o propósito de resgatar sua história e fortalecer sua cultura, por meio dos rituais, cantos e danças. Este ano, o povo se prepara para a quinta edição do festival (25 a 30 de agosto), que ganhou proporções jamais imaginadas por eles, por isso decidiram ousar criando o etnoturismo no Acre e junto à Manaim Amazônia estarão com pacotes para que turistas de todo o mundo possam conhecer de perto essa festa do povo da floresta.

As conversas entre as lideranças Yawanawá e a agência que trabalha com roteiros ecológicos são muitas e longas, tudo para que critérios sejam organizados e adotados, o motivo: "Queremos visitantes que respeitem nossa cultura, nossa tradição, que valorize o povo indígena. O turista vai para compartilhar dessa festa que resgata nossa história, muitos queriam fazer isso, mas nosso povo não tem a estrutura que agora a agência vai oferecer", diz Joaquim Tahska, uma das lideranças do povo Yawanawa.

Tahska explica que está sendo elaborado um termo de compromisso em que o visitante terá de cumprir regras para não afetar o povo indígena. Entre as exigências está a proibição de levar na bagagem bebida alcoólica, não colher qualquer planta da aldeia e não se envolver de forma íntima com pessoas da etnia. "É preciso criar alguns critérios na visita para que o respeito ao povo seja mantido", comenta a esposa de Tahska, Laura Yawanawa.

O Festival Yawa nasceu em 2002, e a primeira edição teve apenas dois visitantes de fora, que gravaram o DVD Festival Yawa, que hoje circula por todo o mundo. A partir do segundo festival, o número de visitantes foi aumentando, e o encontro atraiu outros povos indígenas, na quinta edição eles somavam cinco etnias, inclusive, uma da Atalaia do Norte, no Amazonas, eram os índios Marubus, que visitaram a aldeia para também aprender mais da tradição, já que a deles estava praticamente extinta.

O festival que se tornou também uma tradição do povo Yawanawa, segundo Tahska, é uma celebração descontraída, que gera a interatividade, em que o visitante participa da festa. É no clima de celebração que o povo festeja e escreve novas páginas de sua história.

Visita internacional - Mais que um astro de Hollywood, o ator Joaquim Phoenix se tornou amigo do povo Yawanawa, e foi responsável pela gravação do DVD do festival com a contribuição de recursos financeiros. O filme será apresentado este ano no Canadá e Estado Unidos.

O ator também visitou o povo durante o Yawa do ano passado com mais aproximadamente de 150 pessoas. Foi a partir da edição de 2006 que Tahska e outros líderes da aldeia perceberam que o festival manteve sua essência, mas despertou curiosidade em pessoas de vários cantos do mundo.

Possibilitar que outras pessoas visitem o povo Yawanawá durante o festival se tornou um projeto, mas segundo Tahska, a aldeia não pode pagar por essa estrutura. "Tenho experiência de ter vivido em outros países, em aldeias indígenas, e algumas cobram até para tirar foto. Não queremos radicalizar e exagerar, nem tão pouco fazer um turismo vulgarizando o exótico, mas decidimos que as pessoas interessadas em ir até nosso povo e dividir esse momento conosco, aprender sobre nossa cultura, terá que custear sua ida, por isso firmamos parceria com a agência", explica.

Pacote turístico - O dono da Manaim Amazônia, João Bosco Nunes, diz que sua empresa não é uma agência como as outras e trabalha exclusivamente com pacotes ecológicos, inclusive, possui 16 rotas do Acre. "A idéia é que o turista que vá ao festival também aprenda ou fortaleça o compromisso com o meio ambiente. O festival Yawa vem ao encontro do que propomos ao turista" diz Bosco.

Ele dia ainda que foi graças ao secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques, que aposta no etnoturismo, que conheceu Tahska e a proposta de estruturar a participação de turistas no festival.

Oportunizando pessoas de qualquer parte do mundo com interesse em conhecer mais da cultura, história e tradição do povo Yawanawa, a parceria promete gerar ao Acre mais um roteiro de sucesso, que fortalece ainda mais o desenvolvimento do turismo acreano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.