VOLTAR

Turismo celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas

Ministério do Turismo - www.turismo.gov.br
Autor: Deborah de Salles
07 de Ago de 2015

O Dia Internacional dos Povos Indígenas será comemorado no próximo domingo (9), poucos dias após o início da contagem regressiva para a primeira edição dos jogos mundiais indígenas. Há menos de 80 dias para início do evento, a cidade de Palmas (TO) se prepara para receber mais de dois mil atletas de 22 nações. "O evento cria uma oportunidade para promover os destinos aos visitantes", diz o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Júnior Coimbra.

Os governos locais vêm investindo em cursos técnicos de qualificação profissional para segmentos ligados à gastronomia e ao receptivo de meios de hospedagem. Regiões turísticas fora da capital, como Jalapão e Cantão, também serão contempladas com iniciativas para aprimoramento de mão-de-obra no setor turístico.

O território brasileiro tem cerca de 800 mil índios de 305 etnias que se comunicam em 274 idiomas, segundo dados do IBGE. Há populações indígenas em todos os estados. A região Norte concentra a maior parte (305 mil); seguida da região Nordeste (208 mil); Centro Oeste (130 mil); Sudeste (97 mil) e Sul (74 mil).

Nomes de diversos destinos turísticos são tupiniquins, como Aracaju (SE), que significa cajueiro das araras; Bertioga (SP) que significa morada do peixe branco; Guarapari (ES), armadilha de pássaros; e Itajaí (SC), rio pedregoso. Os mais numerosos são os Tikunas, residente no Amazonas; os Guarani Kaiowás, do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang, do Sul do Brasil.

Evento

A escolha do país como sede ocorreu no ano passado, em Cuiabá, durante a 12ª edição nacional dos Jogos Indígenas. O evento é organizado pelo Comitê Intertribal Indígena (ITC) em parceria com a prefeitura municipal e o Ministério do Esporte. Entre os países que disputarão os Jogos Mundiais Indígenas na capital do Tocantins, estão a Argentina, os Estados Unidos, o Chile, o Paraguai e o Uruguai. Eles são, também, os principais países emissores de estrangeiros para o Brasil, segundo o novo Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Outros 17 países também confirmaram a participação no campeonato.

http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/5353-turismo-celebra-dia-int…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.