VOLTAR

Tupinambás ocupam Funasa

OESP, Nacional, p. A13
05 de Jun de 2007

Tupinambás ocupam Funasa

Tiago Décimo e Álvaro Figueiredo

Dois dias depois de fazerem dois funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) reféns, cerca de 100 índios tupinambás da Aldeia Tucum ocuparam na manhã de ontem a sede da Funasa em Ilhéus, a 470 quilômetros ao sul de Salvador.

A coordenadora local da fundação, Aldilene Maria Maze, e o motorista Washington Santos foram liberados na tarde de domingo.

Os índios ameaçam ficar na sede da Funasa até que a pauta de reivindicações - entre elas o aumento de fornecimento de remédios de uso contínuo, a possibilidade de atendimento pelo Programa de Saúde Familiar e o conserto de uma ambulância - seja apresentada à direção da instituição em Salvador e em Brasília.

Os reféns foram liberados após negociação com policiais federais, que estiveram anteontem na aldeia, em Olivença, na região de Ilhéus. A coordenadora da Funasa e o motorista passam bem e se alimentaram normalmente durante o cativeiro, segundo a polícia.

Os índios da etnia tupinambá entregaram a pauta de reivindicações ao policiais, mas disseram que só soltariam os reféns depois de serem recebidos pela direção da Fundação Nacional de Saúde.

O impasse, no entanto, foi resolvido e os reféns foram liberados.

Em março deste ano, 200 índios também da etnia tupinambá, que reúne 22 comunidades, ocuparam na Bahia a Prefeitura de Buerarema. Portas de vidro e móveis foram quebrados na invasão. Os índios reivindicavam a verba repassada pela Funasa.

OESP, 05/06/2007, Nacional, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.