VOLTAR

Trump propõe afrouxar regras de emissões de usinas de carvão

FSP, Ambiente, p. B7
22 de Ago de 2018

Trump propõe afrouxar regras de emissões de usinas de carvão
Medida substitui política enérgica de Obama, que incentivava energias renováveis

Júlia Zaremba
WASHINGTON

O governo de Donald Trump detalhou nesta terça (21) o plano de reforma nos padrões de emissões para usinas de energia nos Estados Unidos, medida que poderia manter as indústrias acionadas a carvão ativas por mais tempo e representar um obstáculo para a redução das emissões de carbono no país.
Análises técnicas que acompanham a proposta, no entanto, indicam que o aumento das emissões de carbono poderia levar a até 1.400 mortes prematuras a mais por ano até 2030, segundo o New York Times.
A regra de "Energia Limpa Acessível" (ACE, na sigla em inglês) dá liberdade para os estados decidirem como -e se querem- reduzir as emissões de dióxido de carbono das usinas acionadas a carvão. Trata-se de um esforço do presidente contra o que considera uma guerra contra o combustível fóssil patrocinada pelas agências regulatórias.
A proposta substitui o Plano da Energia Limpa do governo Obama, que estabeleceu limites para a emissão de dióxido de carbono por cada estado e estimulou empresas a usar gás natural e energias renováveis para diminuir o ritmo do aquecimento global.
As regras de Obama, divulgadas em meio à adesão dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, em 2015, foram a primeira restrição federal à poluição por carbono gerada por usinas de energia. Mas, em 2016, a Suprema Corte bloqueou a entrada em vigor da regulamentação, após uma coalizão de estados produtores de carvão contestarem a medida.
"Estamos acabando com as regulações intrusivas da EPA (agência de proteção ambiental) que acabam com empregos... e aumentam o preço da energia de forma rápida e substancial", afirmou o presidente, em comunicado.
Andrew Wheeler, administrador da EPA, diz que a nova regra "dá poder aos estados para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e promove energia moderna, confiável e acessível para todos os americanos".
O governo Trump diz que o novo plano alcançaria os benefícios buscados pelo plano de Obama, mas oferecendo mais flexibilidade aos estados.
A ACE, agora em fase de consulta pública, vem à tona pouco tempo depois de Trump anunciar, no início de agosto, um plano para flexibilizar as regras que obrigam as fabricantes a produzir carros cada vez mais eficientes no consumo de combustível.
A mudança, que está em discussão, elevaria o consumo de combustível nos Estados Unidos em 500 mil barris diários, segundo analistas.
Em junho de 2017, o presidente anunciou que os EUA deixariam o Acordo de Paris, assinado em dezembro de 2015 por 195 partes.

FSP, 22/08/2018, Ambiente, p. B7

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/08/nova-regra-de-emissoes-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.