VOLTAR

Trilha e palestra marcam aniversário do Parque Nacional de Chapada (MT)

G1 - http://g1.globo.com/
11 de Abr de 2014

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, comemora 25 anos de fundação neste sábado (12). Para celebrar a data, estão previstas atividades gratuitas, como palestras e visitas a algumas das principais atrações do local. As informações são do Instituto Chico Mendes, que administra o parque. A programação também se estende durante a semana.

A partir das 9h de sábado, haverá trilhas guiadas pelo Véu de Noiva e palestras de hora em hora sobre o Parque Nacional, além de apresentações de fotos da região. No Mirante do Véu de Noiva, entre 9h e 16h, estão previstas atividades lúdicas e educativas para crianças e adultos. Entre 10h e 11h, e 13h e 16h, a programação inclui o Circuito Tela Verde de vídeos ambientais na Câmara de Vereadores de Chapada dos Guimarães.

À tarde, das 15h às 17h, a Cidade de Pedras, com acesso pela Estrada da Água Fria, estará aberta pra visitação auto-guiada. E, entre as 16h30 e as 18h, os visitantes poderão ouvir música instrumental ao pôr-do-sol no Mirante do Véu de Noiva.

A programação também continua entre os dias 14 e 17 de abril, com palestra e visita de estudantes ao Circuito de Cachoeiras e Mirante do Véu de Noiva. Os alunos estudam em escolas que ficam no entorno do Parque Nacional e serão guiados por guias voluntários.

As vagas para as trilhas guiadas ao Circuito das Cachoeiras e para a visitação à Cidade de Pedras são limitadas e devem ser feitas mediante agendamento prévio pela internet.

Chapada dos Guimarães

O parque foi criado em 1989 por meio de um decreto e tem 32.630 hectares de área protegida. O objetivo é preservar os recursos naturais e sítios arqueológicos. Entre as espécies protegidas em perigo de extinção, a unidade abriga o cascudo, tamanduá-bandeira, onça-pintada, tatu-canastra e a Phyllomedusa centralis, endêmica e ainda pouco estudada por pesquisadores.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/04/trilha-e-palestra-marca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.