VOLTAR

Tribunal mantém os Pataxós na S. Lucas

Jornal da Bahia
05 de Out de 1983

O Tribunal Federal de Recursos manteve o interdito proibitório deferido pelo juíz federal Lázaro Guimarães, para permanência dos índios Pataxó Hã-Hã-Hãe na Fazenda São Lucas, no município de Pau-Brasil. O clima na região é de muita tensão, existindo um pacto entre os agricultores para defesa mútua de suas terras contra invasões indígenas. Os agricultores atribuem a situação de hostilidade à atuação da Funai.

--
Mas cacique quer outras terras

O cacique Nailton denunciou a situação de fome que estão passando os Pataxó Hã-Hã-Hãe na fazenda São Lucas, e anunciou que pretende consolidar a união de seu grupo com o grupo do cacique Saracura para tentar retomar as terras das Fazendas Providência e Bom Jardim. No II Encontro de Lideranças Indígenas do Nordeste muito foi discutido sobre a união entre povos indígenas para fortalecer a luta por demarcação de terras indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.