VOLTAR

Tribunal julgará dia 25 situação indígena

Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
03 de nov de 1980

Foi marcado para o dia 25 de novembro de 1980 o julgamento sobre a situação indígena do Brasil no 4o Tribunal Russel. Serão apresentados os problemas referentes aos índios Nambikwara e Aruak, estes últimos da região do Alto Rio Negro. Os casos dos índios Yanomami, Kaingang de Mangueirinha (PR), Waimiri Atroari e Apurinã de Boca do Acre (AM) também serão comunicados ao júri, composto por nomes como os do antropólogo Darcy Ribeiro e do cacique Mário Juruna. Estes deverão analisar os problemas vividos por índios do Brasil, Equador, Bolívia, Peru, México, Estados Unidos e Colômbia.

Mesmo com a promessa do presidente da Funai, coronel Nobre da Veiga, em relação à documentação necessária para a viagem de Juruna ao país em que será realizado o Tribunal Russel, nada foi definido pelo órgão ainda.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.