VOLTAR

Tribo invade seis fazendas após morte de líder

Agência Folha-São Paulo-SP e Jornal do Amapá-Macapá-AP
Autor: Milena Andrade
15 de Mai de 2002

Para pressionar a reintegração de suas terras e se manifestar contra a morte de um de seus líderes, cerca de 2.000 índios xucurus invadiram hoje seis fazendas no município de Pesqueira, interior de Pernambuco, e soltaram 1.100 cabeças de gado pelas ruas da cidade.
A rodovia PE-219, que dá acesso à reserva Xucuru, também foi invadida logo no início da manhã. O rebanho solto pelos índios causou transtornos na cidade, que teve de suspender as atividades comerciais durante todo o dia. A Polícia Militar informou que não houve registro de pessoas feridas, mas dezenas de veículos foram danificados. Os prejuízos ainda não foram estimados.
Segundo o capitão Marcos Campos, que comandou a ação, a polícia teve de convocar homens de cidades vizinhas e peões das fazendas ocupadas para conter o tumulto e redirecionar o gado de volta aos currais.
´Só não houve conflito porque utilizamos do bom senso. Fomos muito provocados pelos índios", disse o capitão.
As seis fazendas ocupadas pelos xucurus pertencem hoje aos fazendeiros Antonio Carlos Vasconcelos, acusado pelos índios de fazer diversas ameaças de morte, e José Cordeiro de Santana, o Zé de Riva, preso na semana passada sob a acusação de ser o mandante do assassinato do cacique Francisco de Assis Araújo, o Chicão.
No início da noite, representantes do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e outras entidades foram à Secretaria Estadual de Defesa Social pedir que a Polícia Militar fosse retirada das negociações com os índios para evitar conflitos violentos e por ser uma questão de ordem federal. Segundo o assessor jurídico do Cimi, Sandro Lobo, quem negociará a partir de amanhã com os índios que ocuparam as seis fazendas é o Ministério Público Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.