VOLTAR

Tribo indígena processa Band por reportagens sobre disputas de terra no sul da BA

Portal Imprensa- http://www.portalimprensa.com.br
10 de Abr de 2014

Representantes de uma tribo Tupinambá, na região nordeste do Brasil, anunciaram nesta quinta-feira (10/4) que vão processar o Grupo Bandeirantes de Comunicação em razão de reportagens consideradas tendenciosas exibidas em fevereiro pelo "Jornal da Band". As matérias tratam de uma disputa de território entre indígenas e fazendeiros no sul da Bahia.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o processo, de autoria da comunidade indígena Serra do Padeiro e do cacique Rosival Ferreira de Jesus, pede liminarmente um direito de resposta à comunidade Tupinambá. Segundo os denunciantes, as reportagens da Band tinham o intuito de "incitar o ódio e a violência da sociedade" contra os povos indígenas.

Ainda de acordo com os representantes da tribo, a Band usou termos "caluniosos" para responsabilizá-los por crimes como assassinato e invasão de fazendas. "O Grupo Bandeirantes parece desconhecer ou evitar conhecer o massacre dos Tupinambá ao longo da história, para difundir histórias inventadas: escondendo o verdadeiro conflito e massacre na região", consta na ação.

Procurada por IMPRENSA, a assessoria de comunicação da Band afirmou que ainda não foram notificados deste processo, e que a emissora não comenta ações judiciais

http://www.portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/65147/tribo+…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.