VOLTAR

Tribo em risco de extinção ameaçada por grupos armados na Colômbia

TSF Rádio Notícias- http://www.tsf.pt
21 de Abr de 2014

37 indígenas "nukak", um dos 32 povos nativos em risco de extinção na Colômbia, foram obrigados a abandonar a pequena cidade de El Capricho, devido a ameaças de grupos armados ilegais, denunciou a organização Defensoría del Pueblo.

Os deslocados fazem parte de oito famílias da comunidade Wayari Muno (pessoas do rio Guaviare) que tiveram de sair de El Capricho, no município de San José del Guaviare, onde se tinham fixado temporariamente, conta a rádio colombiana Caracol.

Funcionários da autarquia e da Defensoría del Pueblo rumaram ao local, onde confirmaram as ameaças dos grupos armados ilegais, adiantou a entidade. As famílias foram conduzidas para uma outra localidade, Villa Leonor.

Os "nukak" são indígenas da família Maku, um povo nómada de caçadores-recoletores que vive na densa selva de Guaviare e que se manteve afastado do contacto com a civilização branca até há quase 26 anos.

O contacto deu-se em 1988 quando um grupo de quarenta "nukaks" apareceu inesperadamente na localidade de Calamar.

Segundo a organização não-governamental Survival, desde esse primeiro contacto, mais de 50 por cento desta população indígena morreu, estimando-se que existam atualmente 420 membros.

A Defensoría del Pueblo é a instituição do Estado colombiano que luta pela defesa dos direitos humanos dos habitantes do país.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.