VOLTAR

Três novas unidades de conservação podem ser criadas no Cerrado de Goiás

Eco Agência - www.ecoagencia.com.br
Autor: Maria Luiza
08 de Abr de 2013

Sofrendo constantemente com caça predatória, conversão de áreas naturais para atividades agrícolas, pecuária extensiva e queimadas ilegais, o Cerrado é o segundo bioma mais ameaçado do país, só perdendo para a Mata Atlântica. Com o objetivo de contribuir para a proteção do Cerrado, serão realizadas consultas públicas para discutir a proposta de criação de três unidades de conservação no nordeste do estado de Goiás: Parque Estadual São Bartolomeu, Parque Estadual Serra da Prata e Parque Estadual Rio São Félix.

As reuniões acontecerão nas cidades goianas Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Nova Roma e Monte Alegre de Goiás, entre os dias 23 e 26 de abril, sempre das 14h às 18h (confira a programação ao final).

O nordeste do estado de Goiás abriga os maiores remanescentes naturais de várias formações únicas do Bioma Cerrado, algumas entre as mais ameaçadas de desaparecimento da natureza. A proposta de criação das novas unidades de conservação, além de proteger essa biodiversidade, possibilitará o desenvolvimento de roteiros de ecoturismo e turismo de aventura na região. O aproveitamento do potencial turístico, previsto nos planos de criação dos parques estaduais, será um incentivo às economias locais.

Diversas organizações ambientalistas são favoráveis à criação dos parques. Uma delas é a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que mantém uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no município de Cavalcante, na região onde se pretendem criar os parques estaduais. Protegendo 8,7 mil hectares de Cerrado, a Reserva Natural Serra do Tombador está próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e contribui para a formação de um mosaico de áreas protegidas no local, o qual deverá ser ampliado com os novos parques.

De acordo com Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, a criação das novas unidades de conservação intensifica as estratégias de proteção do Cerrado. "Esse bioma tem apenas 3% de sua área protegida por unidade de conservação de proteção integral. Ampliar essa área conservada é fundamental para garantir a manutenção da biodiversidade e dos serviços ambientais prestados pela natureza", afirma Malu. Ela destaca que a produção de água é um importante serviço ambiental que será garantido pelo conjunto dos parques estaduais propostos no nordeste de Goiás, pois a região abriga cabeceiras de formadores da bacia do rio Tocantins, cujas águas, ao saírem das unidades, serão utilizadas em atividades agropecuárias ou como atrativos turísticos.

Malu Nunes afirma ainda que a participação da população é fundamental para o sucesso da criação de novas unidades de conservação. "É muito importante que representantes dos diversos setores da sociedade compareçam às consultas para participar das discussões e fazer parte dessa iniciativa, que beneficia a manutenção da natureza do Cerrado e também as economias locais", conclui Malu.

Proteja o Cerrado!

As consultas públicas serão promovidas pela Superintendência de Unidades de Conservação/Gerência de Áreas Protegidas da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás (SEMARH/GO). Os documentos referentes às propostas de criação dos parques estaduais estão disponíveis para sugestões no portal da Fundação Pró-Natureza (Funatura) - www.funatura.org.br - entidade responsável pela elaboração dos estudos técnicos e das propostas de criação das unidades de conservação. Os mesmos documentos estão disponíveis nas prefeituras municipais em versão impressa.

http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRFWwJlUspF…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.