VOLTAR

Três mil índios protestam em Sidrolândia contra enrolação na demarcação de terras

Sidrolândia News - http://www.sidrolandianews.com.br
Autor: Jose Pereira
06 de Ago de 2013

Nesta tarde de terça feira(06), aproximadamente três mil índios de aldeias que estão envolvidas na reintegração de posse da Fazenda Buriti, se reuniram com suas lideranças para tomar providências no ato que será efetuado, caso a reunião não chegue a um acordo satisfatório.

Na verdade a preocupação das lideranças, e a demarcação das terras indígenas, pois se acaso não for como o desejado, os mesmo alegam que eles farão a sua maneira, pois segundo os índios, as terras são indígenas, e as querem de volta.

Em conversa com um líder indígena, que pediu para deixar seu nome no anonimato, ele disse que "Este problema todo foi pelo Governo Federal (União) que criou quando tomaram de nossa gente as terras e as vendeu em forma de títulos a fazendeiros da época, e anos depois reconheceu o erro, só que não devolveu para nossa gente e muito menos pagou os fazendeiros que as compraram".

O Cacique Argeu Reginaldo, juntamente com Gênio Reginaldo uma das lideranças, alegam que o tamanho real das terras do seu povo é de 17 mil hectares, e que o povo indígena não tem limites para crescer como nos brancos, e futuramente estes terras terão que voltar a sua gente.

De acordo com o advogado do produtor, Newley Amarilla, o encontro remarcado para o dia 7 de agosto servirá para os produtores rurais verificarem a resposta do Governo Federal sobre a desapropriação das fazendas da Reserva Buriti, em Sidrolândia.

"O Governo veio aqui, fez a proposta para acabar com o conflito e não deu resposta. Nós estamos apreensivos. Se o Governo não vier com uma proposta séria de compra das terras, não vai solucionar. Quem criou todo esse problema foi o Governo. Ele resolveu demarcar as terras e a Justiça cancelou a demarcação. Agora, o Governo tem que assumir a responsabilidade", avaliou.

PERIGO DE NOVO CONFLITO

Caso a proposta da União não agrade os produtores rurais, Newley garantiu que as terras não serão vendidas e que o caso continuará na Justiça.

Sobre os possíveis conflitos que possam acontecer no local, o advogado afirmou que todos estão "apto a responder com violência, se necessário for", caso os índios ataquem os fazendeiros, pela reunião desta tarde de terça feira na Aldeia Córrego do meio os índios não toleraram mais atraso na demarcação e devolução de suas terras e Para o ancião da Aldeia Buriti, Basílio George Terena, a situação é mais grave. "Eles dizem que vão matar índio. Nós estamos lendo na internet, fazendeiro fazendo ameaça. Se vai matar índio, se está em época de exterminar, então vai acontecer porque nós não vamos sair daqui".

http://www.sidrolandianews.com.br/noticias/65866-Reuniao-que-definiria-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.