VOLTAR

Transgênicos barrados

JB, Internacional, p. A20
09 de Dez de 2003

Transgênicos barrados
Europa mantém veto a milho modificado

BRUXELAS - Os países da União Européia (UE) não fecharam acordo sobre a proposta de autorizar, pela primeira vez, a importação de uma variedade de milho geneticamente modificado. Caso tivesse sido aprovada, a importação do milho, conhecido como bt11, teria significado o final efetivo da moratória sobre todos os transgênicos que há anos a União Européia vem aplicando.
Seis países votaram a favor da autorização: Finlândia, Suécia, Reino Unido, Holanda, Irlanda e Espanha. Outros seis votaram contra: Grécia, Dinamarca, França, Áustria, Luxemburgo e Portugal. Três se abstiveram: Bélgica, Itália e Alemanha. O processo vai para o Conselho de ministros da UE, que em janeiro votará o projeto.
Neste caso, se a variedade do milho for autorizada, ela será rotulada como ''milho com organismos geneticamente modificados''. O produto só poderá ser importado a partir de abril de 2004, data na qual entrará em vigor a nova legislação européia sobre a rotulagem e controle dos transgênicos.
A paralisação nas autorizações, conhecida como ''moratória de fato'' da UE sobre os OGM, foi criticada em nível internacional e gerou queixas dos Estados Unidos, do Canadá e da Argentina junto a Organização Mundial do Comércio (OMC). O Governo americano, defensor da biotecnologia, frisou que a Europa restringe o comércio.

JB, 09/12/2003, Internacional, p. A20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.