VOLTAR

Transferência ocorreu em 1997

Gazeta do Povo-Curitiba-PR
13 de Jan de 2002

A transferência dos guaranis para a reserva de Diamante D' Oeste, cedida pela Itaipu Binacional, ocorreu no dia 19 de abril de 1997, após os índios terem invadido uma área da hidrelétrica em Foz do Iguaçu. Mas, as primeiras famílias foram localizadas em 1974, quando técnicos da usina faziam um inventário florestal na região.

Em 1976, a hidrelétrica já havia repassado uma área de 400 hectares próxima a São Miguel do Iguaçu, município localizado a 45 quilômetros de Foz do Iguaçu, para acomodar os guaranis. O local transformou-se na reserva Avá Guarani de Santa Rosa do Ocoí, onde hoje vivem quase 500 índios.

Aos poucos, a Itaipu pretende transferir mais famílias para Diamante D' Oeste para desafogar a aldeia de Ocoí. A superlotação deve-se ao constante fluxo de familiares dos índios vindos do Paraguai e da Argentina. Eles têm o hábito de visitar os parentes e acabam se instalando definitivamente na aldeia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.