VOLTAR

'Todos os pontos da Rio+20 estão travados'

OESP, Vida, p. A24
14 de Abr de 2012

'Todos os pontos da Rio+20 estão travados'
Declaração de representante de país sul-americano, após rodada de discussões informais para a pauta da conferência da ONU, expõe impasse

FELIPE WERNECK / RIO

Terminou com uma visita de ônibus "frescão" ao Riocentro, palco oficial da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho, mais uma rodada de discussões informais para tentar "destravar" a pauta da Rio+20.
Negociadores de 45 países se reuniram por dois dias no Palácio do Itamaraty, no centro do Rio. Indagada sobre que pontos estariam mais travados na discussão, a representante da chancelaria de um país sul-americano declarou: "Todos". Um dos problemas é a definição do conceito de economia verde.
A discussão da proposta de criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é mais consensual, mas alguns países acham que será possível apenas lançar um processo na Rio+20, enquanto outros defendem que objetivos sejam traçados já na conferência.
O representante de um país europeu avaliou que ambições diferentes causam uma situação em que um grupo defende um resultado mais político e simbólico e outro busca algo mais prático e tangível, com metas definidas.
Em nota, o Itamaraty afirmou que "avançou-se no debate em torno dos principais temas da conferência - economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional do desenvolvimento sustentável". E disse que foram "consideradas propostas específicas, como o lançamento de um processo para o estabelecimento de objetivos de desenvolvimento sustentável e a criação de um piso de proteção socioambiental global".
Segundo o Itamaraty, compareceram os principais negociadores de 45 países, além da Comissão Europeia. A reunião foi organizada pelo governo brasileiro.
No Recife. Acadêmicos e políticos reunidos até amanhã no Recife para discutir temas da Rio+20 exigiram que a conferência não deixe a questão das mudanças climáticas em segundo plano.
No ato de abertura do evento preparatório para o Rio Climate Challenge, que ocorrerá de 14 a 17 de junho, paralelamente à conferência da ONU, o presidente da subcomissão da Rio+20 no Congresso, deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), questionou: "Como se pode tratar de economia verde e boas práticas de governo sem falar de energias limpas?".
O evento paralelo pretende simular cenários "com medidas realistas" a ser aplicadas para "evitar mudanças catastróficas" no ambiente, disse Sirkis, e propor temas para a COP-18. / COM EFE

OESP, 14/04/2012, Vida, p. A24

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,todos-os-pontos-da-rio20-es…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.