VOLTAR

Todos os Pólos-base de Minas Gerais estão operando o SIASI

Funasa
15 de Abr de 2008

Os 12 Pólos-base de Minas Gerais estão operando o Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi), desde o último dia 10 de abril. Além das atividades de treinamento e reativação do sistema, também foram atualizados os módulos demográfico e de imunização. O sistema foi reativado em Minas Gerais através do Art. 4o da Portaria no 2656 do MS, de 17 de outubro de 2007.

Técnicos do Siasi estão atualizando o módulo de morbidade que contém os prontuários de todos os indígenas cadastrados. O próximo passo será a instalação do Siasi local na Equipe de Assuntos Indígenas para cadastrar os indígenas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no seu entorno. Com o conhecimento da magnitude dessa população, o Dsei/MG-ES, apoiado pela Core/MG, poderá propor a solução mais adequada à prestação da atenção básica diferenciada para os indígenas residentes na RMBH.

Também estão sendo criados outros três Pólos-base: Pólo-base Aldeia Verde, em Ladainha/MG; Pólo-base Topázio, em Teófilo Otoni/MG e Pólo-base Itapecerica, em Itapecerica/MG. Todos os indígenas destes três novos Pólos-base já se encontram cadastrados no Siasi e as bases de dados são alimentadas pelo Pólo-base II de Maxakalís (Aldeia Verde e Topázio) e pelo Pólo-base Carmésia (Itapecerica).

Antecipando às necessidades provocadas pela evolução populacional no Pólo-base de Araçuaí, está sendo criado também o Pólo-base Coronel Murta, que ficará, momentaneamente, inativo. No entanto, todos os indígenas de Coronel Murta já se encontram cadastrados como parte do Pólo-base Araçuaí. Caso seja opção do Dsei/MG-ES ativar o Pólo-base Coronel Murta, basta exportar a população que atualmente se encontra cadastrada em Araçuaí.
« Voltar

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.