VOLTAR

Todo dia é dia de índio

Gazeta do Povo-Curitiba-PR
Autor: ANDREA GONÇALVES SANTOS
13 de Abr de 2002

Os primeiros habitantes de nosso país merecem respeito

Eles eram os donos da terra. Antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil, em 1.500, os índios é que ditavam as regras por aqui. Na época do descobrimento, havia entre um e cinco milhões de INDÍGENAS no país, que estavam reunidos em 1.400 tribos e falavam mais de mil línguas.

Só que os portugueses não respeitaram o espaço e nem os direitos deles - reprimindo-os durante os muitos séculos que se seguiram. Na próxima sexta-feira (19) será comemorado o Dia do Índio, mas como será que vivem esses povos nos dias de hoje?

Atualmente o Brasil tem 358 mil índios, 215 povos que falam 189 línguas. Eles vivem espalhados pelo país em 586 áreas indígenas, com maior concentração no Amazonas. Apenas no Distrito Federal, no Piauí e no Rio Grande do Norte não existem índios.

Mas nem sempre foi assim. Na década de 50 os índios quase foram dizimados. Nos anos 70 só havia duas tribos abaixo do Sudeste, uma no Rio de Janeiro e outra no Paraná. Depois da fase ruim, no entanto, eles voltaram a "lutar".

Hoje, o crescimento demográfico indígena é superior ao dos brancos - 11% do território nacional pertence a eles, mas infelizmente os índios só representam 0,21% da população brasileira. "Eles são os mais pobres entre os pobres e nem por isso são menos felizes", defende o Assessor Especial para Assuntos INDÍGENAS do Paraná, Edívio Battistelli.

Vida de branco

As etnias mais populosas do Brasil são os Guarani, Kaigang e Ticuna. A maioria dos povos INDÍGENAS já tem contato com o homem branco há muitos anos. Desse relacionamento, os índios adquiriram novos hábitos e muitas tribos já deixaram de lado parte de sua cultura. "Ainda temos 40 grupos que vivem completamente isolados. A maioria deles fica na Amazônia", conta Battistelli.

Mas como a falta de contato com outras raças é quase uma exceção, os índios enfrentam muitos problemas devido à convivência. A invasão de terras e a disseminação de doenças são os principais males do relacionamento com o homem branco.

Você Sabia

- No dia 19 de abril de 1940, delegados INDÍGENAS se reuniram no 1.o Congresso Indigenista Interamericano, em Patzcuaro, no México. A data foi um marco e por isso tornou-se o Dia do Índio.

- A Fundação Nacional do Índio (Funai) foi criada em 1967 para substituir o Serviço de Proteção ao Índio, que existia desde 1910. O objetivo da Funai é garantir o direito de posse à terra e dos costumes do índio.

- Na próxima sexta-feira a criançada vai poder participar de pinturas e desenhos com o tema do Dia do Índio. O evento será às 15 horas, na seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133).

- Os índios são o tema da Campanha da Fraternidade 2002, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O lema "Por uma terra sem males" propõe uma reflexão sobre a realidade dos povos INDÍGENAS no Brasil.

- Os antepassados dos índios das Américas vieram da Ásia há 40 mil anos. Eles atravessaram o estreito de Bering (que liga a Sibéria ao Alasca) no período das glaciações. No Brasil, o primeiro povo visto pelos portugueses foi o tupiniquim.

- De acordo com a Assessoria Especial para Assuntos INDÍGENAS do Paraná, há 26 escolas indígenas, nas quais estudam 1.900 alunos de 1.ª a 4ª série, e 315, de 5ª a 8ª. No ensino médio, são 65 alunos índios e na faculdade apenas 36. "Este ano, as universidades estaduais reservaram vagas para os índios, 13 em cada instituição, mas ainda é pouco", comenta Edívio Battistelli.

- Os índios também precisam de uma melhor assistência à saúde e de condições de habitação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.