VOLTAR

Tocantins implanta programa de saúde mental

Funasa
24 de Abr de 2008

A Coordenação Regional da Funasa do Tocantins (Core/TO), por meio do Distrito Sanitário Indígena (Dsei) promove de 22 a 30 deste mês, o Projeto Multidisciplinar de Prevenção ao Alcoolismo e Redução de Danos à saúde. O objetivo do encontro é buscar subsídios para a implantação do Programa de Saúde Mental no Dsei/TO.

A equipe responsável pela elaboração do projeto será composta por técnicos dos programas Saúde Mental, Saúde da Mulher e da Criança, Vigilância Alimentar e Nutricional, EMSI, bem como técnicos da Educação em Saúde da Core/TO, além da participação da psicóloga Joedna Souza de Medeiros, responsável pelo Programa Saúde Mental da Coordenação Regional da Paraíba.

Com base nos indicadores de saúde das etnias atendidas pelo Dsei/TO, foi escolhida a Etnia Krahô, localizada nos municípios de Itacajá e Goitatins para desenvolver o Projeto Piloto. Serão priorizados as gestantes, parteiras, pajés, lideranças e agente indígenas de saúde.

Considerando a importância da intersetorialidade, técnicos do Dsei/TO participaram de uma reunião no dia 17/4, com representantes do Ministério Público estadual, Defensoria Pública Estadual, Alcoólicos Anônimos, Secretaria Estadual de educação e Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça para discussão e pactuação de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos indígenas que consomem bebidas alcoólicas de forma abusiva.

Após o retorno da equipe será realizado um novo encontro, com intuito de compartilhar as experiências vivenciadas na área Krahô aos demais parceiros para possíveis pactuações de ações para o sucesso do projeto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.