VOLTAR

TFR arquiva ação contra os Kaiapó

CB, Nacional, p. 12
15 de Fev de 1989

TFR arquiva ação contra os Kaiapó

A segunda turma do Tribunal Federal de Recursos decidiu ontem, por unanimidade, trancar definitivamente o processo contra o antropólogo americano Darrel Posey e os índios Paulino Paiakã e Kube-I-Kaiapó, instaurado pela Justiça Federal do Pará. O cientista e os dois caciques foram enquadrados na lei dos estrangeiros sob a acusação de tentarem frustrar a execução do plano energético brasileiro ao denunciarem, junto ao Banco Mundial e ao Congresso dos Estados Unidos, que a construção da usina hidrelétrica de Altamira era lesiva à ecologia da região.
Com base no voto do ministro Milton Luiz Pereira, o tribunal acatou o parecer da Subprocuradoria da República, que se manifestou pela concessão do habeas corpos e pelo trancamento da ação penal. O TFR considerou não haver justa causa para o prosseguimento da ação contra os três por não terem praticado nenhum crime e considerou esdrúxulo o enquadramento de dois índios brasileiros na lei dos estrangeiros, que chega a prever até mesmo a expulsão do território nacional.

Correio Braziliense, 15/02/1989, Nacional, p. 12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.